Re: phpMyAdmin

se estiver utilizando a versão 2.8.1, verifique no
diretorio libraries o arquivo config.default.php,
utilizando um editor como quanta ou outro qualquer,
nas linhas 71 a 73, onde vais informar o tipo de
conexão, se for por config vais digitar ali o user e a
senha de conexão com o bd (não recomendo), ou http,
que vai informar algo assim:
http
$cfg['Servers'][$i]['auth_type']     = 'http';
$cfg['Servers'][$i]['user']          = 'user';

config
$cfg['Servers'][$i]['auth_type']     = 'http';
$cfg['Servers'][$i]['user']          = 'user';
$cfg['Servers'][$i]['password']      = 'passwd';

ai quando acessar localhost/phpmyadmin, sera mostrada
uma tela pedindo login e senha... espero ter ajudado.

Ps.: se não o for o phpmyadmin 2.8.1, bastar procurar
onde esta o arquivo config.default.php (qual dir) e
fazer as configurações.

Espero ter ajudado.

--
Cleber