Re: Debian e Vivax (internet banda larga) - Duvidas

On Sat, 03 Jun 2006, Cássio Rosas wrote:
> No mes de junho a Vivax (empresa que atua no Vale do Paraiba e interior
> do estado de SP com Tv e internet a cabo) lançou pacotes fantasticos,

Cabo segue o padrão DOCSIS, que, vai no máximo colocar (até onde sei),
22Mbit/s downstream e 12 Mbit/s upstream, *shared* para todos no mesmo
circuito.

Você pode pedir para eles qual a versão do padrão DOCSIS eles implementam
nos conversores fibra-cabo e procurar na rede a documentação do padrão. Você
pode também exigir saber como os circuitos são distribuídos na cidade, para
fazer uma idéia da ocupação.

> - A outra questao é sobre o link. Eles oferecem como falei um link de
> 10Mbits mas nao tem como aferir isso para o usuario. Pra ser sincero
> tambem nao tive muito tempo e o pouco que fiz foi acessar sites que
> tenham grandes links como linorg, unicamp, etc e realizar downloads de

Use o kernel.org, faça um download do 2.6.16 com diversas streams durante
diversas horas do dia e da noite.  Isso vai responder sua pergunta...

> não chego no que prometem. Existe alguma outra maneira de aferir isso e
> que possa se comprovar!?

Claro, exija na justiça que eles abram a arquitetura de rede, a ocupação de
seu circuito, e a ocupação (e tamanho) do backbone.  Em um instante você
descobre a mentira ou verdade das propagandas.  Detalhe, a ocupação *vai*
ter que ser acima de 1:1, ou eles não seriam viáveis economicamente.  O
problema é a propaganda enganosa.

Avise-nos se fizer isso, porque se houver um precedente, acho que eu vou
processar o vírtua para conseguir a mesma informação.  Note que o vírtua te
promete só 10% da banda, mas seria má-fé eles fazerem isso *sabendo* que o
uso médio vai sempre ser suficiente para que nunca haja pelo menos 50% da
banda máxima contratada disponível.  Olhe o contrato do Vivax, e veja quanto
de banda mínima eles prometem.

--
  "One disk to rule them all, One disk to find them. One disk to bring
  them all and in the darkness grind them. In the Land of Redmond