[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

Debian e Vivax (internet banda larga) - Duvidas



Ola pessoal, boa noite, tudo bem!?

Bom, vou tentar me expressar da melhor maneira e vamos ver o que conseguimos.

Utilizo Debian Testing (atualizado) para referencia e comentarios.

No mes de junho a Vivax (empresa que atua no Vale do Paraiba e interior do estado de SP com Tv e internet a cabo) lançou pacotes fantasticos, por exemplo o de 10Mbits. Assim que vi o custo e o produto nao pensei, solicitei um para o escritorio onde trabalho. La sempre utilizamos speedy já foi business e hoje era o home com autenticação via pppoe, sempre sem problemas.

Hoje o pessoal instalou o tal link Vivax e estou com duas pequenas duvidas:

- O link da Vivax funciona atraves de dhcp e assim fornece todos os endereços necessarios como IP, rota e DNS, porem no DNS identifiquei um problema. Ele esta enviando 03 endereços de DNS e o primeiro deles é fora do padrao, tanto que liguei no suporte e tambem acharam estranho e notei que com ele a resolução de nomes fica bem estranha e consequentemente toda a navegação e tudo o que dependa disso. Retirando manualmente este endereço do /etc/resolv.conf tudo fica tranquilo como deve ser. Porem em coisa de poucos segundos o danado torna a voltar na lista. Minha pergunta é como forçar para que ao renovar isso ele não adicione esse cara e sim somente os dois que deveria e assim funcionar corretamente. Tentei atraves de /etc/network/interfaces e adicionei apos a linha iface eth1 inet dhcp a instrução para dns-nameservers e adicionei apenas os dois, não deu certo. Tentei tambem atraves do /etc/dhclient.conf e forcei. Aqui tenho um resultado, porem ele insere os dois necessarios e insere abaixo deles o outro sem vergonha. Tem como fazer de outra maneira e que fique apenas com os dois servidores de DNS!?


- A outra questao é sobre o link. Eles oferecem como falei um link de 10Mbits mas nao tem como aferir isso para o usuario. Pra ser sincero tambem nao tive muito tempo e o pouco que fiz foi acessar sites que tenham grandes links como linorg, unicamp, etc e realizar downloads de arquivos grandes. Mesmo com esses o link nao ultrapassa os 04Mbits, vejam bem não quero dizer que isso seja pouco ou ruim, mas apenas que não chego no que prometem. Existe alguma outra maneira de aferir isso e que possa se comprovar!?


Bom a principio é isso, se alguem souber ou ja houver passado por algo parecido!?

Abraços,

Cássio Rosas,



Reply to: