Re: Sobre moderadores (era: Re: [OT] Primeiro vírus para OpenOffice!)

Caríssimos colegas,

não costumo entrar em discussões deste tipo, mas, venho aqui fazer um apelo ao bom senso dos senhores.

Estou acompanhando a discussão sobre "on-topic" ou "off-topic" e vejo erros e acertos de ambos os lados. De uma certa forma acho que o Francisco está certo, e, é uma preocupação de todos que as mensagens sejam direcionadas ao debate e desenvolvimento especificamente do Debian. Porém, cada pessoa se relaciona de uma forma peculiar com o sistema. Nenhuma experiência é exatamente igual à outra, mesmo que a forma de aprendizado tenha sido a mesma. Alguns podem ter conhecido o Debian na Linux Magazine, outros podem ter optado por ele pela facilidade de instalar o Open Office. Temos que levar isso em consideração.

Por outro lado, uma lista dessa magnitude torna-se um organismo vivo e sujeito à variações de qualidade e credibilidade. Por isso, imaginando o trabalho que os mantenedores estão sujeitos para que a lista privilegie a liberdade de expressão e não se torne um amontoado de spans e correntes, considero qualquer ataque pessoal a qualquer dos participantes, ou mesmo aos desavisados de outros sistemas, um desrespeito a todos. Venha de quem vier. Esteja certo ou não.

Estão presentes aqui, pessoas das mais diversas culturas e regiões com duas coisas em comum. Têm a vantagem intelectual de conhecerem o Linux e a vantagem estrutural de amarem o Debian. Ou seja, são todos formadores de opnião e como tal deveriam se portar. Não quero dar lição de moral aqui. Apenas gostaria de poder indicar a lista como um local agradável a todos que doravante se interessarão pelo sistema. Não serão poucos. Não me agrada pensar que meus filhos, daqui a alguns anos, pesquisarão o histórico da lista e encontrarão coisas que eu não diria nem nos "copos sujos da vida".

Em último lugar, quero lembrar que, assim como a colaboração enobrecerá a todos, a ofença também tornará a todos menos elegantes. A colaboração se faz com idéias e as idéias devem ser ponderadas e equalizadas para o benefício da maior parte dos usuários, não, especificamente, a uma mensagem ou pessoa.

Sugiro que o hábito de colocar [OFF-TOPIC] em mensagens dessa natureza seja mudado para o hábito de colocar [ON-TOPIC] em mensagens específicas à área técnica do Debian. Garanto que os usuários que realmente precisam de ajuda ou querem discutir uma solução se preocupariam muito mais em adicionar o pré-fixo estipulado, tornando a configuração dos filtros bem mais fácil tanto para os mantenedores quanto para os usuários finais. Isso seria apenas uma forma de frisar que a mensagem contém um teor originado pelo Sistema Debian.

A liberdade, muitas vezes, é mais alienante do que a escravidão, porque ficamos limitados ao nosso próprio ego.

Um abraço a todos de quem se considera vosso amigo, Leonardo José Nunes.