From: Felipe Figueiredo <philsf@ufrj.br>
Date: 01/06/2006 15:18
Subject: Re: Sobre moderadores (era: Re: [OT] Primeiro vírus para OpenOffice!)
To: debian-user-portuguese@lists.debian.org

Acho que está rolando uma pequena confusão aqui.

Felipe,

On Thursday 01 June 2006 14:34, Felipe Augusto van de Wiel (faw) wrote:
> On 06/01/2006 11:43 AM, Francisco Rodrigues Vicente wrote:
> [...]
>
>       Puxa... vou copiar e colar o trecho da outra mensagem que eu te
> respondi sobre moderação:
>
> """

>       Tem sim, todas as mensagens da lista tem no rodapé o seguinte:

> listmaster@lists.debian.org
>
>       Os listmasters cuidam de todas as listas do Debian, os e-mails
> devem ser encaminhados em inglês. No entanto, eu diria que não precisamos
> disso e que podemos continuar numa boa. :-)
> """

listmaster nào é a mesma coisa que moderador. Um listmaster mantém o
funcionamento do mecanismo da lista, faz as configurações devidas, etc. O
moderador mantém o funcionamento da etiqueta da mesma. Por isso, não existe
moderador na -user-portuguese.

>       Os moderadores das listas Debian trabalham pra diminuir o
> número de SPAMs nas caixas postais dos assinantes, manter o arquivo em
> ordem, criar listas e, quando realmente necessário, atuar de maneira
> corretiva (ou preventiva).
>
>       Pra ficar mais claro, eles não lêem as mensanges, se não me
> engano, nenhum deles fala português, por isso, você precisa fazer
> uma reclamação formal (em inglês) e esperar a resposta deles, claro
> que eles vão consultar outras fontes pra ter certeza que sua
> reclamação procede. :o)

Se eles não lêem as mensagens, como eles podem moderar a lista? Como eles
podem moderar listas de línguas que eles não entendem? Em tempos de
CPI, "vossa senhoria entrou em contradição". Não quero ser agressivo, nem
ofensivo, até porque vejo desde a sua primeira intervenção que não foi essa a
sua atitude. Mas acho que você está sendo injusto com o Francisco.

Dito isto, acho também que o Francisco está exagerando um pouco na exigência
da ordem. Francisco, infelizmente, levar ao extremo funciona tanto quanto não
fazer nada.A não ser que você queira se candidatar a moderador (e que isso
seja possível). De outra forma, realmente o jeito é engolir seco, e tocar o
barco. Pelo jeito não é tradição de alguns usuários novatos dessa lista
participar de fóruns, newsgroups, e outras listas. Quem sabe com o tempo
aprendem algumas regras de convivência. (mas depois disso, entram outros, e
processo reinicia)