Imprimir em porta serial.

Tentei instalar uma impressora no Debian Ubuntu 5.04 conectada em uma
porta serial (ttyS1) mas me surpreendi ao não encontrar opção p/porta
serial no aplicativo web do cups(localhost:631) nem no aplicativo
próprio do Ubuntu.

Tentei enviar algum arquivo(cat arquivo.txt > ttyS1) mas também não
houve resposta.

Como estava com pressa, instalei outra distribuição para testar e então
não houve problemas (conectiva 9) para instalar, a porta serial estava
disponível como opção.

Será que se trata de reconhecimento de hardware ou tenho que executar
algum procedimento extra, tipo "levantar" tal dispositivo?

O equipamento em questão: Pentium III com placa Asus e seriais on-board.

Por qualquer informação, obrigado.

[]'s

Antonio Prado.