apt-get com problemas

Olá pessoal,

Uso debian -kernel 2.4.26- em um Apple Macintosh Performa 66Mhz, que uso como
router de uma LAN mista (XP, MacOS e Debian).

Não sei muito bem como aconteceu (bolo que muita gente mexe, desanda) mas toda vez
que tento instalar qualquer programa novo, obtenho como resposta que não foi
possível por que tem alguns pacotes (at, qpopper e cupsys) que não puderam ser
completamente desinstalados, isto por que alguns arquivos não podem ser apagados
(/*bin/atrun, por exemplo.), se tento apagá-los manualmente (inclusive como
super-usuário) aprendo que a operação não é permitida. Se tento descobrir quais as
permissões dos tais arquivos, não consigo por que não é possível executar o binário
/bin/ls.

Minha dúvida é, já que meu sisteminha está funcionando, melhor seguir os lemas de
que o "ótimo é inimigo do bom" e que "não se pode esperar que o sol brilhe sem
acordar as cascavéis" e deixar tudo como está ou tento encontrar uma solução sem
reinstalar tudo ou reinstalo tudo.

Grato,

Gunther Furtado