Re: Debian CDD como servidor ?

On Tue, 26 Apr 2005 13:36:19 -0300
"Antonio Carlos" <moura@hospcristorei.com.br> wrote:

> Boa tarde lista,
>
> Instalei o Debian CDD em uma máquina aqui na empresa para funcionar
> como servidor de LTS para terminais burros, mas essa máquina também
> trabalhará como servidor de internet, banco de dados, etc...

O nome é debian-br-cdd. existem várias cdd's. A debian-br-cdd é apenas a
mais conhecida.

> Gostaria de saber se é necessário dar um upgrate na distro, ou posso
> tranquilamente utilizar o CDD para esse fim, sem que hajam problemas
> de segurança, ou coisa parecida...

Eu não aconselho usar o debian-br-cdd para servidor. Aliás, os
desenvolvedores também não aconselham. Assisti uma palestra do Otavio
estes dias e ele falou sobre isto. Tem algumas configurações que o
debian padrão faz que torna o sistema mais seguro, mas é um pé no saco
para um usuário comum. O debian-br-cdd simplesmente configura o sistema
para não ter estes pés no saco. A um custo de segurança que não é
relevante numa máquina de usuário, mas que faz a diferença num servidor.

Além disto, o debian-br-cdd é baseado em sarge, e toda vez que um bug é
descoberto, a equipe de segurança do debian corre para resolver o
problema no woody (atual debian estável). Só depois de dias o problema é
solucionado no sarge (atual debian testing).

todo sistema tem bugs, que vão sendo descobertos diariamente. Logo,
todos os seus GNUs devem ser atualizados com uma certa frequencia. Eu
atualizo os meus servidores diariamente e os desktops quase diariamente.
Eu aconselho uma lida em
http://focalinux.cipsga.org.br/guia/intermediario/ch-dpkg.htm#s20.2.7

é bom dar uma lida no apt-howto também:

apt-get install apt-howto-pt-br

> Se alguém tiver alguma dica sobre o que é necessário atualizar, ou
mesmo
> quais endereços preciso colocar no meu sources.list ficarei
agradecido.

Nas documentações acima fala. Mais uma coisa. a principio não é
necessário, mas assim que as coisas normalizarem, dê uma olhada nos
pacotes netselect-apt e apt-proxy. Podem agilizar sua tarefa de
atualização dos seus GNUs.

    Paro por aqui, Fred