nautilus / iso-8859-1

Boa tarde pessoal.

Gostaria de saber se tem jeito de fazer o nautilus (gnome2) usar
iso-8859-1. Eu já coloquei no gdm pra iniciar o gnome em iso-8859-1. O
comando "locale" retorna que tudo está em pt_BR. Mas mesmo assim, quando
eu renomeio algum arquivo pelo nautilus usando acentos, ele insiste em
gravar em UTF-8. Confiro isso usando um ls no shell ou qualquer outro
programa que use GTK1. Enfim, tem como fazer o nautilus (e qualquer
outra aplicação que use GTK2) me obedecer?

Abraços
rodrigo