Re: Controle Financeiro..

Em Tue, 26 Apr 2005 18:38:04 -0300 roberto bech <robertobech@gmail.com>
disse que:

> Vários...
>
> Ambiente gnome, tem o gnucash - fala-se muito dele, mas eu
> particularmente não gosto: interface feia, opções demais...

Usei gnucash por anos. Uma coisa que me irrita profundamente é que, por
anos, ele mantém o mesmo erro sem consertar (e já documentado): não gera
um &*%%$# de um gráfico certo para impressão. Sempre come uns 30% dele
no topo. Não dá. Parece que o problema é com o guppi(?).
Ultimamente ele não tem carregado na minha máquina (assim como o gaim)
por segfault. Acho que o problema é no meu gnome. Mas como eu não uso
(gnome), nem me importo. Achei um interessante, em java (logo longe das
picuinhas de gerenciadores de janelas) e que lê arquivos qix e gnucash.
Chama-se jgnash (jgnash.sourceforge.net, acho). Muito parecido com o
gnucash e MUITO mais rápido. E tem mais. Aparentemente o gnucash
trabalha com o conceito invertido para contas ativas. O correto
(contábil) é valores acrescidos entrarem como _débito_. O gnucash
trabalha como seria o intuitivo, que é o incorreto...
Na importação do jgnash todos os meus créditos e débitos vieram
invertidos... Fui ver o conceito contábil e o jgnash estava certo e
gnucash errado! Vai ver não soube avisar pro gnucash...

Gostaria de esperimentar. Por favor mande-me! cldmxm @ yahoo.com.br

> Tem outros programinhas por aí: um muito bom para Windows, mas que
> roda bem com o wine, é o e-suite financeiro. Programa brasileiro de
> altíssima qualidade. Não lembro o site deles, mas dá uma busca.

Vou dar uma olhada. É gratuito?

Abraço

Cláudio