Re: Duvida sobre GPL

Olha Adriano,

não sei sobre o X.org. Mas todo o código que estiver uma vez sobre a
GPL, sempre estará sobre a GPL. Ainda mais, a GPL tem um efeito
"contaminador" ou seja, se alguém de uma empresa coloca um conjunto de
linhas que estajam licenciados sobre a GPL TODO o código fica sobre a
GPL.
Para evitar algumas coisas desse tipo, foi inventado a GNU's Lesser
General Public Licence (LGPL) que tem um efeito menos "contaminador",
geralmente utilizado por bibliotecas, o que caracteriza um licenciamento
modular, e em geral aparece com licenciamento duplo (vide
OpenOffice.org, por exemplo).

Contudo não se deve confundir isso com o preço. A FSF faz um grande
esforço  para explicar que o termo "Free" é de liberdade e não
necessáriamente de gratuidade. Isso é mais do que pela confusão que
existe no idioma inglês, mas vai mais adiante.

Por exemplo, eu posso fazer um software com licença gpl, e te vender por
um milhão de dólares. Quando eu faço isso, por ser "copyleft" eu perco
qq direito de royalities, e ele passa a ser seu, e vc pode revendê-lo,
dar de graça ou trocar por um "saquinho de alfafa", ou seja, fazer qq
coisa por que ele é seu. E quando vc repassá-lo(por quaisquer meios) ele
passa a ser do próximo ou próximos, e assim em diante.

Eu estou dizendo isso porque confundi tal conceito no início do ano,
quando questioei pq o PHPNuke era GPL e a versão mais nova era cobrada
10 Dólares. Mas descobri que se aplica o mesmo princípio descrito acima,
ou seja ele te vende por 10 dólares, vc compra e é seu(aplicação das 4
liberdades da FSF), aí vc pode fazer qq coisa com ele. É claro que ele
faz isso para manter o projeto e se sustentar, então a galera acha legal
não fazer nenhum fork, antes eles optam por apoiar o sujeito.

Dá uma lida na cc-gpl e na cc-lgpl (uma tradução não-oficial da GPL e
LGPL para o portugês do Brasil feita pela Creative Commons)que vc vai
entender direito.

Espero ter sido de ajuda.

Abr,
Leandro Santoro.