Duvida sobre GPL

 Estava discutindo licenças com um ageparamos numa duvda:

Um software como o XFree por ex. é GPL até a versão x. Mas ai
seu criador resolve q X+1 é fechado, (isso pode?! ), ai a comunidade
pega o fonte de x, e continua um projeto paralelo chamado X.org.
O cara do X+1 pode continuar pegando fontes do X.org por ter sido o criador?

Se me enrrolei em algo me ajudem a entender. por favor. :)
Estou tendo um curso de linux na empresa e assim q achar algo vamos
discutir em sala.

Obrigado a todos! :)

--
Adriano Brand
Tecnico em Eletronica

Você pode não ter uma pergunta, mas o Google tem a resposta.