Hibernar (suspend-to-disk)

Amigos, alguém utiliza o recurso HIBERNAR (suspend-to-disk) no linux?

- Gostaria de saber se vale a pena alocar 1gb de hd para este recurso;
- O Linux boota mais rápido com isto, assim como o windows(XP)?

Eu gostaria de Habilitá-lo, por uma questão de comodidade mesmo, pois acho muito prático no windows quando, basta apertar o botão power, e o micro entra no modo hibernar, depois, para ligá-lo navemente, só aperta no power de novo para ele bootar bem mais rápido e com os programas já na memória.

Se vale a pena, gostaria de saber como habilitá-lo.

Agradeço as dicas.

--
Gerson Henrique Diesel
ICQ - 6807620