Re: Qual firewall usar

--- Flávio Barros <flaviobarros.gyn@pop.com.br> wrote:
> Qual firewall é mais recomendado ?

> Mas o que difere entre eles ? Qual a vantagem de um em relação ao
> outro ?

    Alguns poucos recursos (veja os respectivos sites para mais
detalhes) e a sintaxe (eu acho a do pf do OpenBSD mais fácil).

> Preciso além de bloquear/liberar rquisições

   Todos eles fazem isto.

>, preciso de controle de
> banda.

    O pf do OpenBSD faz isto.  Que eu me lembre o iptables não faz
nativamente.  Não sei quanto ao ipfw.

> Me parece que o OpenBSD faz isso muito bem, quase que nativamente, e
> ainda tenho a
> possibilidade de priorizar requisições o que no iptables ou no ipfw
> não tem, certo
> ?
    Certo.

> No iptables e o ipfw o controle de banda funciona bem como no OpenBSD
> ?

    No iptables, não.  No ipfw, não posso afirmar.
    Dica: use o que você já domina.

http://br.download.yahoo.com/messenger/