Re: [ENTIDV] Fw: [ Speakup 2.0 release announcement]

(A mensagem abaixo faz parte de uma discussão que rola na lista entidv,
uma lista de deficientes visuais, mas achei interessante mandar com
cópia para a debian-user-portuguese.)

On Thu, 21 Apr 2005 16:43:22 -0300
"Jose Vilmar Estacio de Souza" <vilmar@informal.com.br> wrote:

> Salve galera. Desculpem mas a msg que segue está em ingles. Ela
anuncia o lançamento da versão 2.0  do Speakup, um leitor de telas em
modo texto para linux. Este leitor tem uma caracteristica bem
interessante que é a de ser um módulo do sistema operacional. Ou seja:
Ele não é um programa separado,  ele está codificado dentro do sistema
operacional. Isto permite que se voce estiver trabalhando com um
sintetizador externo como por exemplo um apolo ou um bns, voce vai poder
ouvir as mensagens de boot do sistema.

Eu não sou DV, por isto estou meio por fora da realidade atual, mas a
impressão que eu tenho é que sintetizadores em hardware estão em baixa e
sintetizadores em software estão em alta. Pelo menos é o que eu vejo nas
máquinas de edmilson e gustavo, os dois DV da chesf.

Com isto fica cada vez mais difícil se ter um sintetizador à mão no boot
da máquina linux ou no processo de instalação (o suse linux tem suporte
a instalação com saída sonora).

Por outro lado, é cada vez mais comum encontrar computadores portáveis.
Será que seria possível usar um computador portátil com um sintetizador
de voz em software para simular um sintetizador? Ele simplesmente emitir
a saída sonora enviada pelo computador dando boot ou instalando? Para o
boot isto nem é tão interessante, penso eu. Mas para a instalação pode
ser bem legal. alguém que não tem um sintetizador em hardware mas que
tenha um portátil já configurado pode usar o portátil para cumprir o
papel de sintetizador para a máquina sendo instalada.

Vou mandar um e-mail para a lista do projeto debian-accessibility
falando sobre esta idéia. A debian-accessibility é um projeto de fazer
uma distro GNU/Linux com programas selecionados para o público DV (cegos
e baixa visão) e com configurações próprias para facilitar a instalação
e configuração do sistema para o público DV. Quem quiser dar uma olhada:
http://www.debian.org/devel/debian-accessibility/

A página inicial está traduzida, mas algumas outras páginas ainda estão
em inglês.

    Paro por aqui, Fred