Re: transição 'potato'-->'woody' - longo

> Olá, companheiros:

Oi!

Acredito não ser a melhor pessoa para te responder, pois
temos outras pessoas mais acostumadas com esse tipo de
"problema", que vc tem. Mas, como faz tempo que não
colaboro com a lista, vamos ver no que dá. Espero que os
outros companheiros me corrijam ou complementem, se for o
caso.

> Tenho um potato versão 2.2 que instalei há um bom

Faz tempo que a Woody virou estável, heim?

> baixei os dois primeiros CDs da woody, que pretendo
> instalar nela o quanto antes. Baixei também o tutorial
> do Gleydson Mazioli da Silva sobre a transição
> 'potato'-->'woody' e o li algumas vezes.

Essa é a questão que menos tenho certeza. Acredito que o
material que o Gleydson fez, que li na época, era para uma
migração da potato para woody, que, então, ainda não era
estável e, se não me engano, nem tinha um instalador
pronto. Por isso, acho que, apesar de te ajudar, o texto
não servirá como "bíblia" (se é que me entende).

No site do Projeto Debian Brasil
(http://www.debianbrasil.org/), velho amigo meu, há uma
seção sobre documentação e lá tem o material "feito em
casa". Dois textos que considero básico para qualquer um
que queira fazer o que vc quer são o Guia Foca Linux, do
Gleydson, o Guia Prático para o Debian GNU/Linux e Como
Utilizar o APT, do Kov.
Se não me engano, no Prático tem um resumo sobre como fazer
essa migração.

Na prática, a primeira coisa que vc tem que fazer é inserir
as informações sobre os pacotes em seu computador,
colocando os cds, um a um e usando o comando "apt-cdrom
add" (sem as áspas). A partir daí, o comando para atualizar
a distro vc já deve saber.

> - Tudo o que tenho instalado será automaticamente
> migrado e atualizado?

Pelo que me lembro, tudo o que houver atualização, sim.

>   * Posso fazer toda a transição usando os dois
> primeiros CDs de instalação ao invés de os
> repositórios Debian?

>   * E se meus CDs não contiverem tudo o que é
> necessário, isto é, tudo o que tem de ser atualizado
> no meu sistema?

Respondi em cima. Porém, a woody não tem só dois cds. Sempre
precisei, para instalar um desktop, no máximo, dos três
primeiros cds. Não sei exatamente o que irá acontecer se um
pacote x que vc tem não estiver entre os cds que vc tem.
Por via das dúvidas, conseguiria pelo menos o terceiro.

> - Eu criei meus próprios mapas de teclado a fim de
> personalizá-los de acordo com minhas necessidades.
> Estes mapas serão substituídos e/ou perdidos (a menos
> do meu backup, claro)?

Acredito que sim.

> - Atualmente, uso o sistema de arquivos ext2.
> Pergunto:
>   * Haverá alguma conversão automática do meu sistema
> de arquivos para outro?

Não aconteceu comigo.

>   * Minhas partições fat32 (desmontadas) serão
> mexidas?

Não.

>   * Já li na lista algumas pessoas não recomendarem o
> ext3. Por quê? Ele não é o sistema de arquivos padrão
> do Debian? Qual o mais recomendável?

Talvez o mais recomendável hoje seja a reizerfs, mas, para a
woody, sempre usei ext3, sem problemas maiores. A ext2 já
me deu muito problema.

> - No capítulo 3 "Notas pós atualização", é mencionada
> a necessidade de se instalar manualmente o pacote apt
> da woody, caso se tenha instalado o pacote apt do Kov
> traduzido para a potato. Como sei se é este o meu
> caso?

apt-cache search apt

Deve haver alguma referência ao Kov, caso seja o apt
traduzido por ele.

> Grato a todos pela ajuda que for possível.
> Filipe Ronald.

De nada.

Espero ter ajudado.

Boa sorte.