VFS: limit exceeded

Olá.
Tenho uma máquina Debian (kernel 2.6) com alguns daemons rodando.Com certa
freqüência  obtenho a seguinte mensagem de erro em meus logs: VFS: limit exceeded.
Sei que em /poc/sys/fs/ posso encontrar os arquivos file-nr e file-max, com
informaões úteis sobre os limites de filehandles. O que gostaria de saber é como
rastrear o processo que está literalmente comendo filehandles (o filemax-nr
indica 12039 0 12039). Já tentei o lsof com qc -l de diversas maneiras, e sempre
consigo número inferiores à 12039 (aliás, bem inferiores).
Gostaria de saber se alguém tem uma idéia do motivo de tal discrepâcia, ou
conhece algum utilitário que possa me dar uma pista de quem é(são) o(s)
processo(s) comilão(ôes).

   []s

         Ricardo