Como começar na Distro Debian???

Bom dia, amigos da lista!!!
Desculpe-me por estar fora da proposta da lista, mas
para iniciar como participante, preciso esclarecer
umas coisas:
Sou novato na lista, como também em GNU/Linux. Na
verdade, alguns anos atrás, cheguei a fazer um curso
na Conectiva e comecei a estudar Linux com muita
vontade, porém, por motivos pessoais, precisei de
parar e ir para o exterior (oportunidade ímpar), e
voltei agora...nesses anos, perdi completamente o
contato com o sistema e já não me lembro de mais nada
que aprendi, até por que não cheguei a praticar nada,
pois logo em seguida, fui embora do país...daí,
gostaria, além de precisar muito, de aprender o máximo
que puder (pois estou com uma ótima chance de trabalho
nessa área), gostaria de contribuir (dentro do
possível) com esta lista. Longe de querer me exibir,
posso tentar auxiliar a lista, com traduções de
textos, pois meu inglês é fluente, quero ser ativo
novamente, pois até então, estou hiper parado....
Aproveitando a deixa...alguém pode me dar um passo a
passo para configurar o Velox no Debian 3.0?
Agradeço a todos e bom fim de semana!!