Criar icone no kde....

   Ola pessoal,
Sou novo na lista, estou utilizando debian e acho que não troco mais por outra, estou gostando muito. Trabalhei com slack durante muito tempo desenvolvendo sistema, fiz alguns testes com fedora mas nao gostei muito. Bem, instalei o debian alguns dias, fiz toda a configuração que precisava sem maiores problemas, meu grande problema que parece até brincadeira mas é sério, é criar um icone no KDE, nao consigo rodar o meu programa através do icone, só pelo konsole. Alguem saberia me dizer se tem alguma configuração no kde para rodar um sistema com o icone, mudou alguma coisa no Debian?
  Sempre fiz isso no slack até mesmo no fedora nunca tive problemas.

Grato pela atenção.