[OFF] Limites de armazenamesto em pasta (ou diretório)

E ai pessoal,

    Sei que a pergunta está meio fora dos objetivos de discussão da lista,
mas acho que alguem ai pode me ajudar.
    A minha dúvida é se existe algum limite para o número de arquivos que
podem ser criados em um diretório. Talvez até não exista limite, mas chega
um determinado número que compromete bastante o desempenho do sistema. Em
alguns testes (com um programa que criava muitos arquivos sequencialmente)
houve ocorrencias em que a execução do fopen tomava até 50 segundos (!) para
um diretório contendo cerca de 900000 (novecentos mil) arquivos. Outra
observação importante é que só o fopen demora, o fwrite e o fclose são
instantâneos.
    Algumas informações a respeito do meu sistema: Debian woody, kernel
2.4.18-bf2.4, sistema de arquivos ext3, hd de 20 gb e 5400rpm. A máquina é
um pentium 3 de 1ghz e 256MB de RAM.
    Se alguem já passou por isso ou faz idéia do que está ocasionando o
problema da demora na criação do arquivo, por favor me ajudem!

Até mais,

Vítor