[Off-Topic]: Sugestão a futuros organizadores de eventos

Pessoal,

Gostaria de fazer um desabafo e ao mesmo tempo dar algumas sugestões a futuros
organizadores de eventos de software livre.

Recentemente fui apresentar uma palestra em um destes eventos e fiquei pasmo
com o despreparo da organização e de alguns palestrantes.

Ora, o palestrante tem que, no mínimo, preparar-se para a palestra. Preparar
algum material que seja digerível. Quem aqui for professor deverá entender o
que estou falando.

A organização deve possibilitar a este palestrante apresentar o seu material
de forma adequada.

Infelizmente isto não aconteceu. Tive um baita trabalho para preparar uma
palestra de 45 minutos em PDF. Quando digo em PDF não quero dizer feita no
OOimpress exportada para PDF, foi feita em LaTeX + Beamer de forma a ser uma
palestra o mais "apresentável" possível em PDF. O mínimo que eu esperaria é
um programa que possa rodar a apresentação de forma adequada. Ao perguntar a
um membro da comissão (provavelmente um estudante de graduação sem um pingo
de bom senso) se havia acrobat reader instalado ele me respondeu de forma
ríspida, "Isto aqui é um evento de Software Livre". Tudo bem, concordo, então
tem o XPDF instalado? Mais uma vez de forma ríspida ele responde "Não, tem o
gpdf que é a mesma coisa". PQP, Então eu perguntei, o GPDF faz FULLSCREEN? A
resposta do ignorante foi: "Não sei". E na verdade, o GPDF não faz
FULLSCREEN, ele faz um falso fullscreen que corta boa parte da tela. Ora, eu
perco meu tempo preparando um apresentação FULLSCREEN para ter a tela
cortada? É no mínimo falta de consideração. Além disto, uma das grandes
vantagens de SL é a possibilidade de escolha. Dos programas de PDF que
conheço, o XPDF é o único que tem funcionalidade de fullscreen de fato. O
resto não serve para muita coisa.

Não bastando isto, não havia ninguém na sala para poder controlar o tempo das
apresentações, desta forma, algumas apresentações duraram mais de uma hora e
meia. Se a apresentação é de 45 min, o apresentador deve preparar uma
palestra de 45 min. Resumindo, eu não pude apresentar minha palestra pois o
meu tempo se esgotou e tive que ir embora.

Desta forma, gostaria de pedir a todos que por ventura venham a organizar
algum evento em SL, que tenham uma postura mais profissional, pois somente
assim estes eventos serão levados a sério.

Atenciosamente
Ronaldo Reis Jr.
--
Drogas fazem perder a memória e outras coisas que não lembro.