-----Mensagem original-----
De: Luiz Gonzaga da Mata [mailto:gonzaga@pbh.gov.br]
Enviada em: sexta-feira, 8 de abril de 2005 16:37
Para: Helio Jose Poffo Junior
Cc: debian-user-portuguese
Assunto: Re: RES: Postfix+Amavis lento]

> Bem, mas pra essa conta tb devemos considerar alem de processador e
> memoria o acesso a disco ne...

Com certeza o acesso à disco é fundamental...

No inicio eu tinha colocado 10 processos do
> amavis pra rodar, ele apanhava ate de noite... Quando beixei pra 5 ele
> ficou bem mais esperto, porem não esta legal ainda. Ele apanha legal
> (delay de 1200 segundos)...

Se não me engano o seu servidor tem 512 Mb de ram???, certo!

1 ou dois processadores?

A Máquina é dedicada?

Monitore com o top e veja o consumo do amavisd + postfix.

Pode ser que a memória foi insuficiente e começou a paginar(disco).

> Irei fazer um teste nesse final de semana (se der) com a utilização da
> memória ram como disco...ver como funciona... Como comentei, ele tem
> que rodar redondo mesmo com o disco ide que tenho, pois o interscan
> fazia isso, e postfix+amavis deve ser mais eficiente que uma solucao
> windows+interscan...

O postfix é muito enxuto, já o amavis é um crime....

> Bem, uma duvida...
> Esse numero de processos eu controlo onde?
> Pq tem no amavisd.conf o numero de processos que ele abre e tem tb no
> master.cf. No amavisd.conf hoje tenho 10 processos, no master.cf tenho 5.

Não sou o administrador do servidor, mas vou apurar... Leia a documentação, parece que a responsável alterou dois parâmetros.

No amavis.conf

$maxservers
$maxrequests

Um abraço,