off topic - qual versao linux é melhor para iniciantes?

ei Adam, mas o meu interesse é justamente para computadores domesticos e para usuários iniciantes neste sistema operacional pois o q acontece. Na minha firma vendemos computadores para nossos clientes e atualmente este computador saem da loja com o linux mandrake instalado (por sinal mal instalado pois nem o mouse aparece) e eu to querendo facilitar a vida do cliente, daquele cliente q tem ou interesse em aprender linux ou q fica na corda banba se usa ou nao este novo sistema operacional, mas se o linux tiver mal instalado ou mal configurado, fara com que este cliente nem perca tempo e resolva voltar pro antigo sistema operacional e para isso nao acontecer, eu quero instalar nestes computadores, um distro q n tenha dificuldades para novos usuários.

abracos

rolim

Adam Victor Nazareth Brandizzi escreveu:

Antes de mais nada, uma pequena 'avaiana de pau' :) Evite este tipo de
pergunta, pois nunca é tão neutro quanto parece... sem contar que as
respostas podem ser bem imprecisas e inválidas. Embora possa até dar um
pouco mais de trabalho, a pesquisa e experimentação das distros é
melhor.

Agora, quanto à distro em uma empresa, depende muito do administrador.
Kurumin é ótimo em ambiente doméstico e para poucos computadores, mas
começa a ficar chato para muitos, pois a manutenção é meio dolorosa.
Para uma empresa, eu acredito mais num Debian com um administrador com
aproximadamente dois ou três meses de experiência. Mas é basicamente uma
opinião pessoal.
O 1fato é que, no fundo, a distro pouco importa para o usuário: o que
faz a diferença são os programas instalados - e a única pessoa que se
tem de preocupar com isto são, efetivamente, os administradores.