Re: Tirar o GDM da inicialização

Flávio Alencar wrote:

Pessoal me corrijam se eu estiver errado mas vc pode tirar ele da
inicialização renomeando o S99gdm por K99gdm no /etc/rc2.d/ pois nesse
arquivo os processos que estao com a letra S no começo são inicializados
e os com a letra K não, então é só mudar.

Na verdade o S(Start) quer dizer que os processos serão inicializados e o
K(Kill) dizem que os processos serão finalizados.

Vamos deixar claro os detalhes do procedimento:

Quando há uma mudança de runlevel, alguem (acho que é o processo init) vai no rcX.d correspondente e executa todos os K* com o parametro stop, e depois executa todos os S* com o parametro start.

Assim, uma aparente incoerencia que é esse arquivo /etc/rc6.d/S90reboot ('pq não K90reboot?') faz sentido.

Logo, qdo vc não quer iniciar um processo, a principio vc não precisa mudar de Sxx pra Kxx - exceto se ele foi iniciado no ultimo runlevel.

O interessante é vc fazer cada runlevel personalizado pra uma situação, já que o debian deixa tudo igual (rc2, 3, 4 e 5), exatamente com essa idéia em mente. Ai é só passar o parametro do runlevel certo no boot:
linux 2
ou
linux 3

PS: Dizem as más linguas que o BSD-style (ao inves de dezenas de links no /etc/rc?.d, um unico arquivo /etc/rc.d.conf) é de mais facil administração... :-)

--
Marcos