Re: Fw: Portas de rede abertas?

 --- Julio Lopez <juliosmlopez@hotmail.com> escreveu:
> Parabéns Jean!
> Você deu uma exemplo perfeito do conceito de "compartilhar"
> conhecimentos.
> Sou apenas um usuários comum da lista, e não tenho intençao de gerar
> críticas e nem tampouco a pretensão de ditar parâmetros para o
> andamento da
> mesma.
> Mas o que vi, merece ser elogiado: você respondeu a dúvida do
> companheiro
> Mauricio, com total clareza e simplicidade.

     Obrigado, Julio.

> Normalmente as respostas que temos visto na lista, em relação a
> perguntas
> genéricas e/ou conceituais são: "vá ao google", "leia os man"... e
> outras
> respostas que não ajudam em nada.

     Aqui cabe comentar.
     A resposta depende da pergunta e de quem pergunta.  O Maurício é
um usuário iniciante com uma dúvida sobre um assunto complexo, por isto
uma resposta detalhada fez-se necessária.
     Se eu tivesse dito para ler os manuais do iptables e pesquisar no
google sobre como fazer um aplicativo iniciar durante o boot, até ele
conseguir digerir toda a informação a máquina dele seria invadida e
provavelmente ele colocaria a culpa no Debian.
     Agora, de um modo geral, perguntas do tipo "Como faço para o ls
exibir todos os arquivos de um diretório?" merece "man ls" como
resposta.  Ou "Onde baixo o software XPTY?" merece "procure no google".
     Veja bem, o tempo que cada um de nós gasta para responder a uma
pergunta é precioso (poderíamos estar trabalhando, namorando, dormindo,
etc).  Quando alguém diz para procurar no google ou ler as páginas de
manual é porquê pode-se encontrar facilmente a resposta e mostra que
quem respondeu respeita quem fez a pergunta (seria muito mais fácil
simplesmente ignorar).

> E vc demonstrou ter bom conhecimento (sem nenhum estrelismo), e o
> compartilhou com muita paciência e boa vontade.

     Acredito que estrelismo seja algo totalmente desnecessário :)
     Até porque, sempre existe alguém que sabe mais.

> A sua iniciativa possibilitará ao Mauricio dar seus primeiros passos,
> e quem
> sabe se desenvolver no mundo do software livre e ajudar a
> consolidá-lo.

     A idéia é essa.  Porém, Julio, muitas vezes dizer para a pessoa
ler focafocalinux.cipsga.org.br pode ser uma contribuição maior ainda.
A resposta estará lá de forma clara e a pessoa ainda terá em mãos uma
excelente fonte de pesquisa.
     Como já disse, tudo depende do contexto.

> Que seu exemplo seja seguido por todos nós, usuários dessa lista.
> Julio Lopez

     Deixa disso rapaz, assim eu fico sem jeito :)
     De um modo geral os assinantes desta lista gostam de ajudar uns
aos outros (vide o tráfego diário).
     Um abraço,
           Jean.

http://br.download.yahoo.com/messenger/