Re: DUVIDAS VPN !!!HELP !

--- Eduardo <educpd@yahoo.com.br> wrote:
> Tenho uma filial em SP e outra em Brasilia,  preciso interligar as
> duas. entao vou implementar uma VPN, os links são 2 banda larga - 1
> Speed e 1 Brasiltelecom.
> Tenho algumas duvidas:
> Quais os pacotes mais seguro e fácil de implementar uma VPN no
> Linux???
> As maquinas q vão interligar precisam ser parrudas???

     Eduardo, o OpenVPn (http://openvpn.net/) é fácil de usar e muito
seguro.  Como você fará uso intensivo de criptografia, as máquinas
precisam ser boas, mas não precisam ser de última geração ou
multiprocessadas (se bem que neste caso o desempenho seria bem melhor
pois o OpenVPN usa threads).
     Uma amiga e eu fizemos nosso trabalho de graduação usando o
OpenVPN para formar um grid Globus usando duas redes distintas.  Em
nossos experimentos, quando a aplicação fazia transferência intensiva
de dados, o tempo de transferência usando o OpenVPN era aproximadamente
o dobro de uma transferência sem ele.  As máquinas usadas como
servidores de VPN eram um Atlhom 1GHz (Debian woody) e um Pentium IV
1.7GHz (Red Hat 9.0).  Porém, quando não havia transferência intensiva
de dados, o overhead era muito baixo.
      Moro em Brasília, qualquer coisa entre em contato.
      Um abraço,
           Jean.

http://br.download.yahoo.com/messenger/