Monitor secundário

Pessoal,

Tenho um notebook com Debian Sarge com o  X e placa gráfica
configurado e a funcionar bem.

Recentemente comprei um monitor LG de 17'' e pretendia ligar o
notebook a esse monitor.
Liguei o monitor e consigo passar o display para o segundo monitor (o
LG), mas a resolução ficou muito grande ( parece-me que 640x480)  e
com scroll.

Que configuração devo efectuar para conseguir ter display no notebook
a 1280x800 ( atualmente isso funciona assim ) e no segundo monitor a
1280x1024?
Eu não quero converter as duas telas como se fosse uma só, eu quero
caso ligue o monitor LG, que visualize todo o display nesse monitor e
com resolução decente.

Grato,
Paulo