Como manter apenas pacotes instalados no cache.

Boa tarde galera.
Tive pesquisando como manter somentes os pacotes que estão instalados
atualmente no cache do apt.
Mesmo usando a dist ha muito tempo ainda nao havia feito questão de
conhecer o apt autoclean. muito util. me poupa um bom tempo e atenção
quando eu fazia "MANUELmente". Indo um pouco mais a frente no
raciocínio como eu faço pra deletar tudo do cache MENOS os pacotes que
estão instalados no momento. Pra por exemplo, fazer um espelho atual
do repositorio , mas somente com os pacotes e suas dependencias
instaladas. pra transportar esses pacotes pra outro computador. sei q
existe um pacote que faz isso, mas nao eh bem o meu caso, eu acho. o
que me importa sao os pacotes.deb .

Obrigado e boa tarde!