Re: LILO - GRUB

On Saturday 26 March 2005 11:56, Douglas Vinicius wrote:
> Meu nome é Douglas Vinicius trabalho como Analista de suporte da rede
> Marabraz

Olá Douglas, como vai, tudo bem neste feriado da semana santa?

> Tenho instalado em minha máquina o gerenciador de boot LILO com dois
> SO o Debian e o Win2k, gostaria de saber como mudo para dar boot atravéz
> do GRUB.

Você está utilizando qual versão do Debian GNU/LInux? Se for a versão
Sarge/Testing (testes) você poderá instalar o GRUB com o seguinte comando
(obs: cheque se você está logado com o usuário root):

 apt-get install grub

* ou *

 aptitude install grub

Lendo o manual "Como Usar o Grub" de Vitor Silva e Gustavo Noronha
disponível livremente na URL:

 http://debian-br.alioth.debian.org/docs/nacionais/sgml/grub/grub.txt

Na seção "1.3.1. Instalação Simples" diz:

Depois de instalado o pacote `grub', você tem de decidir onde vai
colocar o seu carregador de boot.  Normalmente um bom lugar para
isso é o MBR do seu primeiro HD. Para colocar o GRUB lá é simples, basta
rodar o comando a seguir:

# grub-install /dev/hda

Esse comando deve instalar o GRUB no MBR e criar um diretório
`/boot/grub'.  Lá dentro estarão os arquivos chamados de "stages" que
serão usados pelo GRUB para dar o boot.  Depois disso copie o arquivo
`/usr/share/doc/grub/examples/menu.lst' para `/boot/grub'.  Mais
adiante aprenderemos o que é e como usar esse arquivo.