Compilações manuais: DFD no LINUX

Em Qui 17 Mar 2005 14:45, Thadeu Penna escreveu:

> O checkinstall é uma mão na roda se está com pressa, mas não cria o padrão
> como se fosse feito a partir dos src.deb ou o dh_make. Eu uso quando
> instalo algum pacote binário (non-free). Se puder mexer nos fontes, ainda
> acho as saídas abaixo mais adequadas...

Aproveitando o gancho, já que as contribuições foram excelentes!

Vocês conhecem algum tutorial ou passo-a-passo para essas tarefas, de
preferência que inclua uma comparação entre as ferramentas disponíveis? Ainda
faltou (não citado acima) o apt-build.

Além disso, gostaria também de encontrar uma discussão justamente sobre quais
pacotes vale mais a pena compilar, e quais as dificuldades e as dicas para
compilar os pacotes essenciais do sistema (como a libc, por exemplo).

[]s,

tiago.