Re: DFD no LINUX

Pessoal de coragem, este! :D

Bem, às vezes não é possível escapar, mas... se vai instalar tudo a
partir do source, por que usar o Debian?

Para ajudar as pessoas, aí vai uma

AULA TOSCA DE COMO USAR O APT E CIA.

1) Você tem um pacote a instalar, digamos, o Apache. Faça apenas:

# apt-get install apache

2) De repente, porém, você tentou instalar algo, digamos, o PHP, com

# apt-get install php

Ops! Não funcionou... :( É porque alguns pacotes não tem nomes imediatos
como estes. Para saber qual é o pacote, use

# apt-cache search php

Que aparecerá uma lista de pacotes relativos a PHP.

3) Quando você pegar experiência com isto, tudo ficará mais fácil, mas
isto pode demorar. Pense, então, em usar os front-ends dselect, aptitude
e gnome-apt. Minha sugestão é o aptitude. digite

# aptitude

que uma interface em ncurses abrirá. Para pesquisar por um pacote,
pressione "/" que uma caixa de mensagens surge.

Ops! O primeiro pacote que ele encontrou não é o que você quer? Aperte
"\" que ele encontrará o próximo - e o próximo, e o próximo, e o
próximo...

Encontrou? Aperte "+" para mandá-lo instalar. E se na verdade você
quiser desinstalar? Aperte "_". Uma vez feitas as seleções, você aperta
"u" que os procediemntos são executados.

# FIM DO CURSO TOSCO

Bem, não sei se os manuais oficais são claros o suficiente para todos.
Se não forem, acho que estes primeiros passos podem ajudar a quem é
inexperiente. Acrediente, o APT pode mudar sua vida da água para o
vinho. Se você usa Debian, não deixe de usá-lo.

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Estudante de Ciência da Computação - UnB