Conexão Linux/Win98

Saudações membros da lista
Meu linux (Debian), instalado em uma máquina denominada "Orion" que
reconheceu uma placa de rede realtek com êxito (vejam o ítem 3 abaixo),
aparece na rede mas apresenta a seguinte situação:
1. No Linux, não sei como acessar os outros computadores da rede e nem como
vê-los pela linha de comando.
2. No Windows 98, "Orion" surge no ambiente de rede de todas as máquinas mas
não é acessado. Surge erro.
3. Depois de um certo tempo, a máquina que faz a conexão com a Internet
(denominada VIDEO) abre um *aviso* informando:
[O sistema detectou um conflito do endereço IP 192.168.0.1 com o endereço do
Sistema 00:C0:0E:26:28:74]
O endereço IP é da máquina VIDEO e o endereço de hardware é da placa realtek
de "Orion". O IP de orion é 192.168.0.4.  Quando surge esse conflito nenhuma
das máquinas acessa a Internet(exceto VIDEO) .

4. Tudo está funcionando com DHCP já que as configurações manuais não
conseguiram colocar "Orion" na rede.
As questões são:
a. Como fazer /deb/hda1 (linux - Orion) acessível aos WinXx que a compõe.
(samba parece OK)?
b. Como fazer as máquinas Win98 visíveis para o Orion?
c. Como eliminar o conflito indicado em "3." acima?

As questões a e b sei que são pura falta de conhecimento básico do línux,
apesar de ter buscado a informação com empenho. Mas a terceira questão já
ultrapassa esse nível.
Atenciosamente
Nelson C. Bertulucci