Fwd: Problemas com server SQUID, FIREWALL e DHCP

On Mon, 14 Mar 2005 08:56:15 -0300 (ART), Jean Silva
<jeanclaybr@yahoo.com.br> wrote:

> Tudo isto em um K6-2 266 com 64MB de RAM?  Não me surpreende o
> desempenho ter caído.  Tente separar os servidores.  Deixe ao menos o
> firewall em uma única máquina.

Não acho que o hardware seja o problema. Pesquisas mostram que um
pentium 100 com linux pode gerenciar até 6 Megas de tráfego nas placas
de rede sem problemas.

Recomendo conferir onde anda o gargalo. Faz assim, se tiver como deixa
você sozinho na rede e começa a baixar alguma coisa que seu squid não
tenha (algo novo, qquer coisa grande o bastante pra deixar alguns
minutos o link ocupado). Daí você instala o pacote iptraf e confere
qual a velocidade das placas pra ter uma idéia se o gargalo é antes ou
depois da placa.

Aconselho também a configuração de um mrtg ou (melhor) cacti. Se você
não puder/conseguir pegar informações de uso de banda direto do
roteador pode ser da máquina de firewall mesmo, só pra ver como anda a
utilização do link.

Existem algumas configurações do squid que podem fazer controle de
banda, as chamadas Delay Pools. Por mais que eu ache complicado você
ter ligado as mesmas por engano, vale a pena conferir.

Por último, outra coisa muito complicada de ter sido ativada por
engano é o QOS/CBQ/HTB, que é um sistema de controle de banda.

[]s
core

--
Jose de Paula Eufrasio Junior <jpejunior@gmail.com>