Re: RES: Debian sumiu ....

Em Qua 09 Mar 2005 09:07, Victor Antunes escreveu:
> [...]
>  label=Linux
>  initrd=/boot/initrd.gz
>  read-only
> # restricted
> # alias=1
> image=/vmlinuz.old
>  label=LinuxOLD
>  read-only
>  optional
> # restricted
> # alias=2
> other=/dev/hda1
>   label="WinNT(hda1)"
>

> O sistema é tipo ext3. O e2fsck /dev/hda6 não detecta
> nenhum problema. Já olhei para a partição e parece
Qual é o tipo de núcleo (kernel) que você está usando? É um núcleo padrão
debian? Você o compilou você mesmo? mudou recentemente?

> Como faço?
Quando estiver no lilo, você pode escrever Linux root=/dev/hda6. Mas acho que
isso não deve resolver.

> Sim. Existe.
É sempre bom verificar o óbvio...

Em outra mensagem, você disse:

> Obrigado,Sugestões de Marcelo Beckmann
> Com essa mudança de partições, talvez seja necessário, além de mudar o
> fstab, regerar o initrd. Pode acontecer do initrd ainda estar apontando
> pra partição antiga.

> Tentei assim...
> bootei knoppix
> su
> mount /dev/hda6
> chroot /mnt/hda6
> rm /dev/initrd
> mknod -m 400 /dev/initrd b 1 250
> chown root:disk /dev/initrd

Não, você entendeu errado. O que o Marcelo propõs foi gerar novamente o
arquivo /boot/initrd (veja no seu lilo), que nada mais é do que um pequeno
sistema de arquivos que contém o mínimo necessário para o seu núcleo
inicializar. Tipicamente isso significa que os módulos necessários para que o
núcleo reconheça sua máquina podem ser carregados dessa forma. Para gerar um
novo initrd, você deve usar o programa mkinitrd, que está no
diretório /usr/sbin. Mas eu não sei dar mais informações, pois não uso initrd
(não vejo vantagem em compilar os elementos essenciais do núcleo como
módulos, já que eles sempre serão carregados). A página de manual pode
ajudar, ou outras pessoas da lista.

Por sinal, no meu sistema não tem /dev/initrd, não sei nem para que serviria
isso.

boa sorte...

tiago.