roteador com debian prea1.0 ou sarge configuração...

Olá Pessoal,
    Quero configurar um roteador usando o prea1.0 ou versão mais nova, ou
usando o debian sarge, pois quero fazeruma intranet com 8 IBMs com
Celerom 300MGhz e também usar Um PC como servidor de NFS e NIS. Quando
usava o RedHat  eu baixei oscapítulos 11 e 12 e consegui configurar
oservidor e os clientes, agora querofazer o mesmo com debian prea1.0
ou debian sarge,por isso  gostaria de saber onde encontros tutoriais
para fazer isso.
obrigado

Dr. F. W. S. Lima
Departamento de Física