Monitorar a conexão Velox

Olá,

Uso o velox no Rio de Janeiro da seguinte maneira:

Configuro a conexão com o velox pelo pppoe e me autentico por um script que usa perl.

As vezes, depois de autenticado a conexão com o provedor cai mas com a telemar não.

Como quem administra a conexão pppoe (telemar) é o Debian. Não sei se, a autenticação caiu por que o pppoe caiu e se recuperou logo em seguida ou se o pppoe está estável e a instabilidade está no provedor.

Ou seja desejo uma ferramenta que monitora a conexão e me informe o que está acontecendo. De preferência para o gnome pois sou usuário inexperiente.

Grato.
--
Savio Martins Ramos Arquiteto
Rio de Janeiro  ICQ 174972645