[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

Re: AJUDA: modulo sb



Décio Jr wrote:
Alo!

bom gostaria de obter ajuda no seguinte: minha placa de som é uma soundblaster16 , sendo que o modulo para ela é o "sb", ate aqui tranquilo, ao instalar o modulo sb, ele detecta uma erro, sendo este erro de conflito de irq! onde detecta que minha placa de som esta no irq 7, gostaria de saber apos instalar o modulo como posso fazer para muda o irq da minha placa de som, sendo que ja olhei no arquivo /etc/modules.conf e la nao se encontra a configuraçao do som! no caso a linha de configuraçao do modulo sb.

Olá, tenh o uma awe 32 e creia que como a minha a sua deve ser pra slot isa. Antes de levantar o módulo, vamos fazer o debian enxergar a placa, pra isto tive experiência em dois caos, com o kernel 2.4 e com o 2.6, vamos ao primeiro: Utilizei o recurso de isa pnp, onde o bios ou o kernel (não sei ao certo) determinar um IRQ e IO pra minha placa.
	Como estamos falando de isa, precisei instalar o pacote isapnptools.
Uso então o programa pnpdump -c -o isapnp.conf, pra gerar o arquivo de configuração isapnp.conf, já ajustando os valores de irq, io, dma, cpf, rg, que a placa informa.
	Aí o programa isapnp isapnp.conf vai "configurar" a sua placa pro linux.
	Depois disso feito, carregue os módulos do kernel.
	Aí se quiser pode usar o programa sndconfig pra configurar a placa.
Só que na próxima inicialização, vai ter que fazer de novo, então faça o seguinte, copie o arquivo isapnp.conf para a pasta /etc, assim o script /etc/init.d/isapnp, vai configurar pra você a cada inicialização. Ufa, já no kernel 2.6, não precisei destes, pois compilei com um suporte a isapnp e os drivers do alsa reconheceram belezinha. Se procurar no histórico da lista, tem bastante coisa desta placa e também no guia focalinux intermediário na seção de Hardware. Também é uma boa dar uma lida nas manpages dos programas citados.

Abraços
--
jupercio juliano
GNU/Linux User #262957 <www.counter.li.org>
DebianUser <www.debian-br.org>



Reply to: