Re: Novo Usuario do Debian

Em Sun, 4 Apr 2004 21:31:49 -0300
"Jader Augusto" <jadermf@elo.com.br> disse que:

> Olá a todos,

Olá Jader. Seja bem-vindo! :-)

Dicas ótimas para quem chega:
Os manuais sobre o Debian em http://debian-br.alioth.debian.org/
(Documentação / documentos feitos em casa) Veja o _fundamental_ "Como usar
o APT", pois o APT é coração do seu sistema de pacotes!

Dê uma consultada nos arquivos da lista. É muito provável que o que você
quer saber já tenha sido abordado antes...

http://lists.debian.org/debian-user-portuguese/

> 1 - Antes de iniciar a instalação há uma opção de instalar o kernel
> 2.4.x, o fato de não ser o padrão gera algum problema se eu optar por
> instala-lo??? E se eu quiser instalar o 2.6.x, vou ter algum problema,
> como conflitos ou coisas assim??

O Debian estável é o rei de, bom, estabilidade... :-) Se ele te dá a
opção, pode usar tranqüilo...

> 2 - É possível atualizar o KDE para a versão 3.2 sem gerar conflito com
> o sistema?? Como devo proceder??

Bom, o grupo do KDE disponibilizou pacotes para o Woody (Debian 3.0). Você
vai ter que dar uma olhada por lá (www.kde.org)

> 3 - Na instalação, configurei o APT-GET para buscar pacotes no CD-ROM e
> nos mirrors http que são sugeridos pela instalação. Quando o uso para
> baixar algum programa, sempre me vem a versão desatualizada desse
> programa. Sei que é possível baixar as versões mais novas (testing,
> unstable), como devo proceder ?? Vocês poderiam me indicar alguns
> mirrors (stable, unstable, testing) para acrescentar na sources.list??

Aqui vai uma reflexão: você pretende manter seu sistema em "estável"? Eu
particularmente só acho recomendável para máquinas de serviço. Para meu
uso pessoal eu uso uma mistura de teste (testing) / instável (unstable).

Basicamente, o teste (testing) é o que você espera de instabilidade das
outras distribuições (acho que é até ligeiramente mais estável...)

você tem que editar /etc/apt/sources.list e alterar os "stable" ou "woody"
para "testing".
Então, como root:
apt-get update
(ele vai atualizar a base de pacotes; esteja conectado na internet)
então
apt-get dist upgrade
(ele vai evoluir sua distruibuição de "woody" para "sarge")

A partir daí, você pode atualizar seus pacotes diariamente, se quiser:
apt-get update
apt-get -u upgrade

Se quiser realmente viver perigosamente (e tiver boa experiência em linux,
pois pode ser que o sistema quebre além da capacidade de se
auto-corrigir), a instável (unstable) tem tudo "da hora" :-)
Mas fique avisado que a estabilidade do sistema está em risco.

> 4 - Não consigo usar a rodinha do mouse no X, como faço para
> configura-la?? meu mouse tem 5 botões, posso usa-los todos no Linux??

veja em /etc/X11/XF86Config-4
a seção "InputDevice" tem que ter a linha:
        Option          "ZAxisMapping"          "4 5"

Este é um pedaço no meu XF86Config-4, como exemplo:

Section "InputDevice"
        Identifier      "Generic Mouse"
        Driver          "mouse"
        Option          "SendCoreEvents"        "true"
        Option          "Device"                "/dev/input/mice"
        Option          "Protocol"              "ImPS/2"
        Option          "Emulate3Buttons"       "true"
        Option          "ZAxisMapping"          "4 5"
EndSection

> Bem, pessoal acredito serem essas minhas dificuldades iniciais... sei
> que ainda surgirão muitoas... mas por enquanto é só ( só?? :P )

Acho que isso já te dá um arranque inicial. Qualquer coisa, (dê uma olhada
no histórico da lista e) pergunte! :-)

Abraço
Cláudio