problema com Internet

Eu estou com um problema sério de internet. A instituição que fornece a nossa internet instalou um firewall e proxy, e agora não se tem conexão direta com a internet. Os navegadores (Opera/Mozilla) funcionam beleza, porque eu sei configurar o proxy neles. Mas o gnomeicu e o ams são outra história... não consigo mais me conectar. Eu tentei arrumar as configurações de proxy em Aplicações->Preferências->Proxy da rede, mas não deu certo. Será que eu configurei errado?

a minha configuração foi o seguinte:

proxy.redecasd.ita.br em todos os campos, e porta 8080 em todos os campos. (proxy.redecasd.ita.br e porta 8080 é o que o pessoal da rede aqui mandou a gente colocar no navegador, então eu coloquei a mesma coisa no gnome).

eu tentei também colocar porta 1080 no item Host Socks, mas parece que não adiantou.

O pessoal da rede aqui mandou a gente configurar o ICQ com proxy proxy.redecasd.ita.br, Socks5, porta 1080.

Algo que não deve ter nada a ver, mas vou falar just in case: quando eu inicio o gnome, ele dá uma mensagem dizendo que o host dhalsim06 não foi encontrado, que isso impede o gnome de funcionar corretamente, e que isso pode ser corrigido adicionando a linha dhalsim06 no arquivo /etc/hosts. Eu tentei fazer isso, mas não adiantou. Ah, e, obviamente, dhalsim06 é o nome da minha máquina.

Eu uso o debian testing/unstable, com Gnome.

PS: Quando eu mudo a configuração de proxy, os aplicativos passam a sentir a mudaça automaticamente, ou eu tenho que reiniciar? PS2: Como eu posso saber se o sistema está usando as tais configurações de proxy? Os navegadores de internet parece que usam suas próprias configurações, então eu não sei como.

--
--- "Software is like sex, it is better when it's free" - Linus Torvalds
Use Linux!