Re: senha no samba

On Wed, 25 Jun 2003 03:11:43 -0300
Dramon Conte <dramon@pop.com.br> escreveu:

> Amigo,
>
> Segue anexado o meu smb.conf, pois a solução que encontrei para este
> mesmo problema é função deste. Os dois parâmetros que devo chamar a
> atenção são:
>
> null passwords = yes --> permite que o samba aceite logins null, ou
> sem senha.
>
> security = user --> Para fazer login o usuário Windows, no meu caso,
> precisa ser usuário do Debian.
>
> Após a configuração do smb.conf, segui os seguintes passos:
>
> I) Criei um usuário com o mesmo nome de login do Windows 95, no caso,
> [...]

Dramon, como vai?

Tenho o mesmo problema com o Samba. Pede senha quando tento, no windows,
abrir o computador "grosseria", que é meu Debian, e, também, quando vou
instalar uma impressora do computador "grosseria" no win98.

Bom, criei um usuário no Debian com o mesmo nome do computador com win98
(no caso, "gondim"), dei um smbpasswd nele, com a mesma senha que logo
na rede do win98 e, também, é a mesma senha do gondim no /etc/passwd
(acho que não tem problema).

Acontece que, quando clico no computador "grosseria" no Ambiente de Rede
do Win98 pede senha, digito a senha que fiz com smbpasswd e nada! Pede
novamente a senha, não tenho idéia do que fazer. Segue abaixo meu
smb.conf. Espero que possa me ajudar =].

Muito obrigado,
semente

. . .  . . .

smb.conf:

#======================= Global Settings =======================

[global]

   workgroup = CASA

   server string = %h server (Samba %v)

;   load printers = yes

;   printcap name = /etc/printcap

;   printing = bsd

;   guest account = nobody
   invalid users = root

   log file = /var/log/samba/log.%m

   max log size = 1000

;   syslog only = no

   syslog = 0

;   security = user

   encrypt passwords = no

;   include = /home/samba/etc/smb.conf.%m

   socket options = TCP_NODELAY

;   local master = yes

;   os level = 20

;   domain master = auto

;   preferred master = auto

;   wins support = no

;   wins server = w.x.y.z

   dns proxy = no

;   name resolve order = lmhosts host wins bcast

;   preserve case = yes
;   short preserve case = yes

;   unix password sync = false

   passwd program = /usr/bin/passwd %u
   passwd chat = *Enter\snew\sUNIX\spassword:* %n\n
*Retype\snew\sUNIX\spassword:* %n\n .

;   pam password change = no

;   message command = /bin/sh -c '/usr/bin/linpopup "%f" "%m" %s; rm %s'
&

   obey pam restrictions = yes

;   winbind uid = 10000-20000
;   winbind gid = 10000-20000
;   template shell = /bin/bash

[homes]
   comment = Home Directories
   browseable = no

   writable = no

   create mask = 0700

   directory mask = 0700

;[netlogon]
;   comment = Network Logon Service
;   path = /home/samba/netlogon
;   guest ok = yes
;   writable = no
;   share modes = no

[printers]
   comment = All Printers
   browseable = no
   path = /tmp
   printable = yes
   public = no
   writable = no
   create mode = 0700

;[cdrom]
;   comment = Samba server's CD-ROM
;   writable = no
;   locking = no
;   path = /cdrom
;   public = yes

;   preexec = /bin/mount /cdrom
;   postexec = /bin/umount /cdrom

PS.: Bom, minha rede é pc Debian servidor com pc Win98 cliente. Os ips
estão todos configurados corretamente. É aminha primeira experiência com
redes, então as dúvidas podem parecer idiotas. Queria utilizar a
impressora desse computador no Win98 e também quero compartilhar uma
pasta para transferir alguns arquivos. Se puder me falar o que preciso
no smb.conf para que isso aconteça... além do problema da senha... ah, o
diretório para compartilhar pode ser o do usuário "gondim" mesmo (de
mesmo nome do pc Win98), em seu home. Vi algumas coisas em meu smb.conf
que talvez faça funcionar, mas não quero ativá-las sem saber antes se é
isso mesmo. Valeu e até mais.

 .''`.   Guilherme Mesquita Gondim - semente
: :'  :  semente@grosseria.org  UIN(ICQ#) 22721986
`. `'`   GNU/Linux User #307581, Debian User Brasil #625
  `-     GROSSERIA.org: sem educação o caralho!

No te fíes
(Banda Sin Dios)

Nunca te fíes del buen empresario,
si te habla bien es para tenerte comprado.
Nunca te fíes del madero bueno,
hoy estás de suerte, mañana lo pagarás.
No te fíes de los jueces enrollados,
si son jueces a más de uno se han cargado.
No te fíes si un político te dá algo,
es muy fácil dar a quién se lo ha quitado.
No te engañes con limosnas,
no te engañes con lisonjas.
No te fíes, no te fíes, no te fíes, no te fíes.
No te fíes de los jefes sindicales,
viven a costa de tus necesidades.
No te fíes de los grandes oradores,
de los que hablan y hacen luego lo contrario.
No te creas las obras sociales
que financian las multinacionales.
No te creas que los militares hacen labores humanitarias.
No te engañes con limosnas,
no te engañes con lisonjas.