Re: Seguranca contra hacker

caio ferreira <idic@terra.com.br> writes:

> 	Acesse esse site, http://morizot.net/firewall/gen/. É uma especie de gerador de
> script firewall. Você vai respondendo as perguntas e no final ele gera um script
> da firewall.

Bom, primeiramente acho bom esclarecer alguns detalhes.

Hacker, diferente do que a maioria das pessoas (que nao sao da area?)
acham, nao eh a pessoa que invade computadores, rouba bancos, ... isso
eh o *Cracker*. Por definicao, Hacker eh alguem que sabe muito sobre
algum assunto entao quando alguem chama outra pessoa de hacker, isso
eh um elogio imenso e nao um defeito e tal.

Bom, falando sobre seguranca agora. Se voce quer se manter
razoavelmente seguro, coloque a linha do security no seu sources.list
e verifique razoavelmente seguido se tem atualizacoes para os pacotes
do seu computador.

Outra coisa simples eh nao deixar rodando servicoes
desnecessarios. Por exemplo, se voce nao usa o apache, desinstaleo :-)

Firewall eh algo bem util tambem, principalmente se voce quer impedir
que alguem acesse algum servico que voce deseja que seja somente local
ou impedir pessoas de sua rede acessar algo de fora (IRC, ICQ, ...)
porem acho que o mais importante sao os 2 primeiros itens.

E outra coisa que eu havia esquecido. NAO ESCOLHA UMA SENHA IDIOTA. De
preferencia use senhas com caracteres e numeros de no minimo 6
carecteres e variando de tamanho de caixa (maiuscula e minuscula).

Se voce quer um documento sobre seguranca no Debian, entre no site do
projeto do Debian (www.debian.org) e na parte de documentacao tem o
Debian Security HOWTO (ou algo assim).

[]s

--