Re: porque o X morre tanto?

* Carlos Laviola (claviola@debian.org) wrote:
> Isso tem cara de ser um problema de hardware ou de drivers.  O X no
> Slackware 8.1 é o 4.2, que deve ter drivers para a sua placa de vídeo
> que são totalmente diferentes dos drivers do 4.1.  Nesse caso, você
> teria de usar o 4.2 baixando-o da própria página do mantenedor do X:
> http://people.debian.org/~branden
> Só que não tem versões para a stable, só sid (unstable).

Bem, depois de tentar de tudo o que eu sei, nao consegui fazer o
notebook levantar o ambiente grafico sem ser com o driver vesa. A
versao do X do stable e a 4.1.x, e a placa de video no notebook e uma
S3-Savage. Esta versao do X conta com o modulo para esta placa, mas o
ambiente grafico fica congelado ao iniciar, sendo que precisei ressetar
a maquina uma vez, e o mouse fica com um quadrado no lugar do ponteiro.

Com o driver vesa o ambiente grafico funciona, mas alguns aplicativos
derrubam o X ao serem acionados. Esta conclusao foi tirada apos esta
mensagem do claviola e de mais um outro colega (nao tenho a mensagem
agora).

Refiz a instalacao do zero e fiz todos estes testes, e apos esta
frustracao resolvi instalar
o conectiva 8, que tem a versao 4.2 do X, nesta maquina, ate que a versao 4.2 do X chegue ao debian
stable. Esta foi a forma que encontrei para manter minha maquina
funcionando, ja que e minha principal ferramenta de trabalho, sem me
arriscar usando a versao unstable da debian. Mas
manterei o debian como minha principal distro, ja que todos os
servidores que implementei sao debian e meu desktop de casa, onde
estou agora, tambem roda debian.

Este fato me leva a fazer coro com os que acham a politica de nao
incorporar novas versoes ao relese stable da distro debian uma politica
completamente sem sentido. E pelo que ja vi neste um ano usando debian,
vou continuar usando conectiva neste notebook ate a testing virar
stable!

Obrigado aos colegas que contribuiram para elucidar o problema.

[]'s
--
Marcio de Araujo Benedito - china@pbh.gov.br
Empresa de Informatica e Informacao do Municipio

Q:	Why did the WASP cross the road?