Re: Instalando um server para estacoes Windows e Linux

aqui no escritório tem um roteador/firewall rodando FreeBSD da empresa que nos provê acesso a Internet via rádio. Eu não tenho acesso a esta maquina.
Eu gostaria de colocar um servidor para a nossa rede interna que tem estações Windows e futuramente terá estações Linux também (já consegui convencer o meu chefe agora é só começar a convencer os usuários hehe).
Este servidor tem que implementar os seguintes serviços:

- armazenar TODOS os dados das estações -> e-mails, arquivos em geral, configurações do outlook (contas, regras, etc.) sei que com o Samba eu faço isto, mas não imagino como eu faço para que um usuário ao logar em qualquer máquina ja tenha o seu outlook todo configuradinho. se alguém puder dar uma mão?!

- prover serviços de impressão -> da pra fazer com Samba também né?! Utilizo o Samba em conjunto com o magicfilter ?! Me corrijam se eu estiver errado!!!

Para partilhar uma impressora que está na máquina Linux para a rede windows é apenas preciso partilhá-la. Os drivers ficam nas estações. Se do linux para windows com o Cups ficas bem servido. Já tem drivers e tudo.

- monitorar o acesso a Internet feito pelas estações -> verificar o que o pessoal ta acessando e não permitir que entrem em sites tipo Big Brother, pornográficos, chats, etc. Isto eu posso fazer com o Squid, correto?!
Usa o Squid com os bloqueamentos. Se quiser limitar quotas use o squid2mysql.

- realizar backups automáticos e periódicos -> o server tem um drive Gravador de CDRW IDE, já andei pesquisando e vi que dá pra fazer ele funcionar, daí acho que é só eu aprender a fazer um script em bash para gravar os dados dos usuários e coloca-lo no cron. Se alguém souber de alguma ferramenta pra backup que eu possa usar com o gravador de CD melhor !!!
Nós usamos o Xcdroast. O meu irmão fez uma num script mas está de férias. Não conheço nada mais distribuido. Se souberes avisa pois tambem gostava de experimentar :-).

Outra dúvida, como eu faço para criar as partições de maneira que elas fiquem "portáveis e seguras", ou seja, em caso de upgrade ou pane no sistema fique mais fácil de eu manipulá-las.
Sei que não é correto deixar tudo numa partição só, mas na minha maquina em casa tá assim :)
O que eu gostaria de saber é o que eu devo deixar numa partição separada (só o /home é suficiente ou é interessante separar tudo /etc /var /usr ...)
Eu costumo separar o que é de sistema "estático" e o que varia para outras. Desta forma o sistema não pára se uma das partições encher. Penso que existem uns documentos no LDP que aconselham um esquema.

Desculpem pelo e-mail longo mas é que estou acostumado a usar o Linux como estação em casa, é a primeira vez que vou "administrar" um servidor e como demorou para eu conseguir convencer a chefia a adotar SW Livre não quero fazer nenhuma besteira!

Manda sempre

Cumprimentos
Sérgio