Re: Windows e linux (serve para todos os iniciantes)

Olah!

(tem varios links abaixo... naum se desespere se naum entender o que
eu respondo)

Em Qui 15 Nov 2001 18:50, mjlelis@hotmail.com escreveu:
|     Estou tentando reinstalar o Debian em minha máquina.

	Hm... Vc eh um ex-usuario do Windows, neh? Tah na cara!!! Esse
negocio de reintalar eh tipico dos caras que vem do Windows. Bem...
seja bem vindo.
	A primeira coisa a saber eh que vc **nao** precisa reinstalar.
Existem casos em que uma reinstalacao eh necessaria... mas esses
casos saum raros.

| Da
| primeira vez tive êxito mas não consegui entrar no modo gráfico por
| pura imperícia de iniciante. Pelo mesmo motivo, não consegui entrar
| novamente no Windows que estava na outra partição do disco.

	Nenhum dos dois motivos eh suficiente para reinstalar. Para entrar
no modo grafico vc deve verificar o estado dos pacotes do XFree86 (e
suas dependencias). No caso de entrar novamente no Windows, parece
que o seu problema eh instalar o setor de boot com gerenciamento de
boot em particoes diferentes.

| Por
| tais motivos, recorro temeroso aos desta lista que me responda a
| seguinte questão: Quando instalo o linux tenho que fazer que
| configuração para que facilmente poder escolher uma das  duas
| partições logo ao iniciar o computador?

	Bem... naum precisa "recorrer temeroso". O pessoal aqui eh legal.
Todos ajudam (se souberem)... mesmo as duvidas mais básicas. Se vc
naum obtiver uma resposta, o mais provavel eh que o pessoal naum
saiba, e nao que naum queira responder. Nesse caso, se vc descobrir a
resposta, convem que publique para a lista.
	Quanto a que configuracao. Hah alguns dias teve uma thread nessa
lista sobre isso. Se naum me engano o subject eh "Lilo com
nt+woody+w98", ou algo assim. Deh uma procurada nos arquivos.
	De qualquer maneira, vc tem de instalar o lilo ou o grub, que saum
os gerenciadores de boot do linux. O lilo eh o mais clássico (e, na
minha opiniao, mais facil), mas o pessoal tem dito que o grub eh
melhor para usuarios leigos. De qualquer maneira, essa eh uma decisao
sua. Esse eh justamente o maior beneficio do software livre: a
liberdade de escolha!

| Se me indicarem um material
| bom na Internet que explique isso e lhes poupem de uma explicação
| extensa - se for o caso - agradeceria imensamente.

	Eh justamente o que vou fazer:
(1) Existe uma antiga tradicao de documentos HOWTO (como fazer) na
comunidade do software livre. A maioria deles voce jah deve ter
instalado com a configuracao basica do Debian. Nesse caso, eles ficam
no diretorio /usr/share/doc/HOWTO . Mas eles estaum disponiveis na
internet, no site http://www.linuxdoc.org/ e seus mirrors. Existe um
Lilo-HOWTO, que ensina justamente o que vc quer quanto ao
gerenciamento de boot. **Nao precisa reinstalar**

(2) Um dos colegas do Debian-BR fez um manual basico que eh um
espetaculo para iniciantes. O endereco eh:
http://www.metainfo.org/focalinux/

(3) No site do Debian-BR (http://debian-br.cipsga.org.br/) existe uma
extensa documentacao jah traduzida, e varias documentacoes nativas em
portugues que tratam do sistema de pacotes e do basico do Debian.
Recomendo fortemente que você a utilize.

(4) O site de busca http://www.google.com/linux eh uma otima
ferramenta. Na grande maioria das vezes vc precisa digitar as
palavras chave do problema e ele jah tras centenas de links com
documentos e experiencias de outros usuarios que jah fizeram isso.
Preste atencao: "Seja qual for o seu problema, alguem jah o enfrentou
antes, jah resolveu e, quase certamente, jah publicou a maneira como
resolveu". E se, no seu caso isso for verdade, com certeza o Google
encontrara a solucao. Eu achei a solucao para o seu problema, com uma
receita de bolo, em portugues, usando o google com "boot windows"
como palavras chave. (Soh por curiosidade, o endereco da resposta eh:
http://www.comlinux.com.br/docs/prconectiva/pr-48.html)

(5) Comecamos um sistema de rau-tu (HOWTO em tupiniquim :-) )
automatico para centralizarmos essas duvidas. Estah em:
http://rau-tu.cipsga.org.br/ . Sua pergunta jah estah respondida no
topico "Instalacao". Mais uma vez devo ressaltar que os manuais do
Debian-BR saum importantes (a resposta estah lah tambem).

|     Agradeço antecipadamente, de qualquer forma.

	De nada. Espero que tenha contribuido, de alguma forma. E mais uma
vez... bem-vindo.

	[]s

	Pablo

Pablo Lorenzzoni (Spectra) <spectra@debian.org>