Re: O perigo do Kylix

On Wed, 14 Nov 2001, Lages wrote:

> Linuxers,
>
> Sinceramente não entendi essa de "perigo do Kylix"... ainda mais se for do
> Open.
> Ainda mais que alguns afirmam que ele não é GPL, mas o que diz a Borland
> sobre isso em sua página:

Claro que a Borland está querendo populariza seu produto e obvio que vai
fazer a maior propaganda de seu produto, mas pense o seguinte:

Você como programador quer desenvolver um software livre, dai você escolhe
o Kylix por ser fácil e de rápido desenvolvimento. Até ai tudo beleza, mas
imagine que alguem gostou de seu software e resolveu estuda-lo e
melhora-lo. Aqui começam a surgir os problemas, esta pessoa vai ter que ir
no site da Borland, responder a uma dezena de perguntas que vão desde seu
nome até a cor da roupa intima que está usando no momento que está fazendo
o cadastro, isso já é constrangedor pelo menos para mim. Sem falar de se
você distribuir os fontes e alguem quiser apenas compila-lo, terá que
fazer a mesma coisa.
Depois de algum tempo a Borland resolve que não vai mais distribuir
grátuitamente o Kylix mesmo para aqueles que querem fazer Free Software
com ele, ai você terá duas opções: ou compra uma licença do Kylix, ou
abandona o projeto. E apartir dai todos que queiram aproveitar seu código
fonte também terão que ter uma licença do Kylix... Tá vendo como as coisas
podem rumar para um destino que você não queria na sua concepção do
projeto? E ainda pode ser pior:

A bornald decidiu que esse negocio de Kylix não está com nada e
abandona-o, dá uma banana para todos que ainda o usam e seu programa está
fadado ao esquecimento, já que não vai mais acompanhar novos recursos que
poderão vir a existir na computação.

<corta>...

--
 ::: : :'  : :::  Rodrigo Morais Araujo (rma) <rma@cin.ufpe.br>