exportando programa

Pessoal,
      estou tentando exportar um programa de uma maquina solaris para
meu debian, sempre consegui fazer isso, mas agora nao esta funcionando.

fiz o seguinte.
na minhamaquina digitei
xhost maquinaqueexportara

e na outra maquina:

conectei via telnet
e chamei o programa normalmente.

ja que a variavel DISPLAY ja estava setada com o endereco de minha
maquina local achei que como sempre nao haveria demais problemas.

mas  o comando me retornou o seguinte...

$
/export/home3/progdir/bin/programa
/usr/openwin/bin/xset:  unable to open display
"minhamaquina.digitro.com.br:0.0"
/usr/openwin/bin/xset:  unable to open display
"minhamaquina.digitro.com.br:0.0"
$ ERROR A valid system must be supplied

bom ja setei de diferentes modos a variavel display, tambem notei que
existe uma variavel chama OSTYPE esta que eu setei como Linux
e nada.

POREM

quando dei um nmap na minha notei que meu X nao esta Listen na porta
6000

issu tem algo haver ?

se alguem souber de algo da um help :P

Agradeco desde Ja'.