alguma variavel de ambiente? - ainda com duvida

Pessoal,

  instalei o banco Interbase opensource no meu Debian 2.2 (k. 2.4.13). qdo
compilo o meu programa em C, ele me retorna erro como se nao conhecesse as
funcoes de manipulacao de banco. eh como se a biblioteca <ibase.h> nao
estivesse declarada. depois da instalacao do Interbase, certifiquei que suas
bibliotecas estao em /usr/include, junto com as demais padroes do C. compilei o
kernel e nao adiantou. alguem tem alguma dica?

abraco
obrigado

Osvaldo Mundim Junior