retorno de minhas duvidas para a lista

Colegas,

Fiquei um sem tempo nestes dias e escrevo agora para dar um retorno para a
lista sobre as minhas duvidas quanto a instalacao do debian no micro de minha
casa.

Como descrito nas mensagens que mandei para a lista, a instalacao correu sem
problemas, mas os inodes para usb nao foram criados e com isso fiquei sem
impressora, e minha placa scsi dtc que controla meu scanner nao teve seu
modulo pre-compilado no kernel 2.2.19pre17 que acompanha o potato.

Com relacao ao usb, consegui resolver criando o inode na mao com a ajuda do
colega Edson Yassuo Fugio <eyf@dglnet.com.br>, que deu a seguinte dica:

"O comando correto e mknod /dev/usb/lp0 c 180 0
Supondo que ja existe o diretorio /dev/usb."

Assim, minha impressora hp deskjet 840 voltou a imprimir perfeitamente usando
a porta usb.

Com relacao ao modulo do kernel ninguem me ajudou, mas eu ja sabia que se o
modulo nao existe, eu tenho que cria-lo, entao instalei o pacote
kernel-source-2.2.19pre17 (o mesmo que esta no potato 2.2r3) para compilar o
modulo que preciso.

Entao, make xconfig, pedi o que queria, e make-kpkg kernel_image.

A compilacao nao deu certo. Na hora de compilar os modulos de som apareceu um
erro dizendo que sounddrivers.o nao foi encontrado em drivers/sound, e a
compilacao parou. O caso e que esse negocio de open source funciona, pois
mesmo eu, sem nenhuma formacao tecnica, abri o makefile do kernel e vi que
existia uma linha la falando que caso o item som fosse marcado como modulo ou
y (nao sei o que e esse y), era para procurae esse tal de sounddrivers.o
dentro de driver/sound. Dei um ls neste diretorio e nao tinha nenhum arquivo
com este nome.

(sera este um bug do pacote kernel-source do potato?)

Com o cd do slackware na unidade de cd para reinstala-lo nesta maquina e
desistir do debian neste micro, pensei: vou destarear o pacote do kernel
2.2.19 do slackware aqui e dar uma olhada nele.

Fiz isso e vi que o makefile dele e igualzinho ao do kernel do debian, porem
dentro do diretorio sound/drivers tem o tal arquivo sounddrivers.o.

Assim, resolvi compilar ele e tentar mais uma vez antes de reinstalar o
slackware, ja nao tinha nada a perder mesmo.

A compilacao deu certo. Instalei o pacote kernel-image gerado pela compilacao
e os modulos necessarios para minha maquia estao prontos, dei um boot e
parece que tudo esta em ordem.

Usei o modconf para configurar o modulo g_NCR5380 que preciso para a placa
scsi que controla meu scanner artec e o micro travou, nem alt+sysrqkey
salvou-o de um resset....

Tentei de novo e travou de novo. Dai resolvi instalar de vez o slackware,
antes que o fsck acabasse com meu hd.

Faz mal nao ne? Ser GNU/linux e o que importa. Assim vou continuar usando
debian no micro do trabalho e neste notebook de onde vos escrevo, e em casa
eu continuo com o slackware, com meu scanner scsi, meu gravador de cds ide,
minha impressora usb e uma lx300 velha de guerra funcionando perfeitamente.

[] 's

China