o ultimo micro

Colegas,

Completando minha migracao para o debian, acabo de instala-lo no meu micro de
casa, que tinha slackware.

Para variar, nao estou sabendo resolver as seguintes pendengas:

1) Como fazer minha impressora usb funcionar?
Ja levantei os modulos da controladora e da impressora com o modconf, mas na
hora de configura-la, nao encontrei a porta de impressora usb. No slackware
tem um diretorio /dev/usb onde estao as portas para impressoras e os demais
dispositivos usb. No debian a unica coisa usb que achei dentro do /dev foi o
inode usbmouse!
Como crio este inode para porta usb de impressora? (ja tenho uma outra
impressora na porta paralela, e nao pretendo gastar uma ana comprando um
chaveador...)

2) Como fazer meu scsi funcionar?
Tenho um scanner artec conectado a uma controladora scsi dtc isa, que usa o
modulo g_NCR5380 mais uns detalhes de portas e irq para ser configurada. Mas
o tal modulo nao existe na debian! No slackware existe uma entrada em
/etc/rc.d/rc.modules para esta placa e o modulo do kernel. No debian so
encontrei uns poucos modulos scsi....
Como arranjo este modulo do kernel para a placa scsi?

O resto ta beleza, gravador de cd ide, placa de som cmi8378, impresosra
lx300...

[]'s

China