Re: Sistema Redundante

On Wed, 17 Oct 2001, Pedro Zorzenon Neto wrote:

> [...]
> gateway entre a rede interna e a rede externa.
>
>   Estava pensando em colocar 2 micros que funcionam no mesmo switch com IPs
> diferentes, só que quando um pifar (o hardware pifar), o outro teria um hd
> espelho do primeiro micro e trocaria seu IP pelo do primeiro.
>   Assim, a rede inteira continuaria a funcionar mesmo com o micro fora do
> ar, já que o outro entraria no seu lugar.
>   Ou então quando precisar fazer uma manutenção, teria um micro espelho para
> usar durante a manutenção.
>
>   Alguém já viu algo parecido, alguma idéia, algum HOW-TO, etc?

Existe um projeto, o Linux-ha (Hight Avaliable), que se propoem a fazer
exatamente o que vocj descreve acima. Eu mesmo usei isso em um servidor
com banco de dados e servidor de arquivo, usei basicamente duas
ferramentas: drbd, para o espelhamento do disco e o heartbeat, que
monitora a "pulsagco" do sistema, toma conta dos ips usados pelos
servidores e os servigos que vco rodar em cada "nodo" do servidor.
O interessante e que cada nodo pode ficar responsavel por uma parte do
servigo que deve ser oferecido e cada uma das maquinas fica monitorando a
outra.

>     Obrigado,
>     Pedro
>
> --